sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Questões sobre Herança do sexo - Biologia

HERANÇA DO SEXO

Assunto sempre presente em provas vestibulares. Quase sempre, as questões referem-se à herança ligada ao sexo. Assim, o vestibulando deve ter em mente os conceitos básicos desse capítulo, como: herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo – ao Y; herança com efeito influenciado pelo sexo e herança com efeito limitado ao sexo.

No caso da herança ligada ao sexo, o gene localiza-se no cromossomo X na porção não homóloga a Y. No caso da herança restrita ao Y, o gene localiza-se no cromossomo Y na porção sem homologia a X. Na herança influenciada pelo sexo, o gene é autossômico, mas a dominância depende do sexo; é o que ocorre, por exemplo, com a calvície, em que o gene para a calvície é dominante nos homens e recessivo nas mulheres. No caso da herança com efeito limitado ao sexo, temos um gene autossômico que se expressa em apenas um dos sexos. Na espécie humana, a hipertricose auricular – presença de pelos longos na orelha – é um bom exemplo.

Propusemos várias questões envolvendo esses tópicos. Bons estudos e sucesso nas provas!



01) (UEMG/2008) O heredograma a seguir apresenta um caso familial de daltonismo, herança determinada por um gene recessivo localizado no cromossomo X.


Pela análise das informações contidas no heredograma e de outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, só se pode afirmar CORRETAMENTE que
a) o indivíduo II.1 tem 50% de chance de apresentar o gene para o caráter.
b) todas as filhas do indivíduo II.2 serão daltônicas.
c) qualquer descendente de II.4 receberá o gene para daltonismo.
d) o indivíduo II.2 herdou o gene de qualquer um dos genitores.



02) (UEL/2009) A hemofilia é uma doença hereditária recessiva ligada ao cromossomo sexual X, presente em todos os grupos étnicos e em todas as regiões geográficas do mundo. Caracteriza-se por um defeito na coagulação sanguínea, manifestando-se através de sangramentos espontâneos que vão de simples manchas roxas (equimoses) até hemorragias abundantes.
Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

a) Casamento de consangüíneos diminui a probabilidade de nascimento de mulheres hemofílicas.
b) Pais saudáveis de filhos que apresentam hemofilia são heterozigotos.
c) A hemofilia ocorre com a mesma freqüência entre homens e mulheres.
d) As crianças do sexo masculino herdam o gene da hemofilia do seu pai.
e) Mulheres hemofílicas são filhas de pai hemofílico e mãe heterozigota para este gene.


03) (UFMG/2008) Um casal normal para a hemofilia – doença recessiva ligada ao cromossoma X – gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas.

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

a) a mãe das crianças é heterozigótica para a hemofilia.
b) a probabilidade de esse casal ter outra criança hemofílica é de 25% .
c) as crianças do sexo feminino têm fenótipo normal.
d) o gene recessivo está presente no avô paterno das crianças.


04) (UNIFOR-JUNHO/2008) Em determinada espécie de ave, o gene A condiciona plumagem negra, enquanto que seu alelo A1 condiciona plumagem amarela. Aves heterozigóticas para esse caráter apresentam plumagem cinzenta. Sabendo-se que esse caráter é ligado ao sexo e que nas aves o sexo heterogamético é o feminino, espera-se que o cruzamento entre um macho amarelo e uma fêmea negra produza na descendência:

a) somente machos negros.
b) somente fêmeas amarelas.
c) somente machos cinzentos.
d) 100% dos machos cinzentos e 100% das fêmeas amarelas.
e) 100% dos machos negros e 100% das fêmeas amarelas.


05) (UNESP/2005) Considere as seguintes formas de herança:

I. Na planta boca-de-leão, há indivíduos homozigotos, cujo genótipo (CVCV) define cor vermelha nas flores. Indivíduos homozigotos com genótipos (CBCB) apresentam flores brancas. Os heterozigotos resultantes do cruzamento entre essas duas linhagens (CVCB) apresentam flores de cor rosa.
II. Em humanos, indivíduos com genótipos IAIA ou IAi apresentam tipo sangüíneo A e os com genótipos IBIB ou IBi apresentam tipo sangüíneo B. Os alelos IA e IB são, portanto, dominantes com relação ao alelo i. Por outro lado, o genótipo IAIB determina tipo sangüíneo AB.
III. A calvície é determinada por um alelo autossômico. Homens com genótipo C1C1 (homozigotos) ou C1C2 (heterozigotos) são calvos, enquanto mulheres C1C1 são calvas e C1C2 são normais. Tanto homens quanto mulheres C2C2 são normais.

I, II e III são, respectivamente, exemplos de:

a) dominância incompleta, co-dominância e expressão gênica influenciada pelo sexo.
b) dominância incompleta, pleiotropia e penetrância incompleta.
c) co-dominância, epistasia e pleiotropia.
d) epistasia, co-dominância e dominância incompleta.
e) herança poligênica, dominância incompleta e expressão gênica influenciada pelo sexo.


06) (UFMS-JULHO/2006) Uma mulher de visão normal, cujo pai é daltônico, casou-se com um homem também de visão normal. Lembrando que o daltonismo é uma doença de herança ligada ao sexo feminino, a probabilidade é de que

a) um quarto das filhas do casal seja daltônico.
b) metade dos meninos, filhos do casal, seja daltônica.
c) metade dos meninos e metade das meninas, filhos do casal, sejam daltônicos.
d) um quarto dos meninos, filhos do casal, seja daltônico.
e) um oitavo de todos os filhos do casal, tanto meninos quanto meninas, seja daltônico.


07) (FATEC/2009) Considere as afirmações a seguir sobre uma das doenças representadas na tirinha:



I. O daltonismo é uma deficiência visual que impede o indivíduo de enxergar certas cores e pode ser prevenido através de medicação específica.

II. Se uma mulher daltônica transmitir um dos seus autossomos portador do alelo para o daltonismo a um filho, ele será certamente daltônico.

III. Um homem hemizigótico para o alelo mutante do daltonismo tem dificuldades para distinguir cores.

IV. O daltonismo, atualmente, graças à engenharia genética, já tem tratamento e cura.

V. Uma mulher heterozigótica para o daltonismo, que recebeu de seu pai o cromossomo X, portador do gene alelo mutante para essa doença, tem visão normal para as cores.

Está correto o contido em:

a) III e V, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) I, II, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.


08) (PUC-RJ/2007) Uma característica genética recessiva presente no cromossomo Y é:

a) poder ser herdada do pai ou da mãe pelos descendentes do sexo masculino e do feminino.
b) só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo masculino.
c) só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo feminino.
d) só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo masculino.
e) só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo feminino.


09) (UFV/2004) Suponha que um evento de mutação permitiu ao homem-aranha secretar a seda formadora de teia. Esse único evento resultou na formação de um alelo (S) autossômico e dominante, mas com expressão influenciada pelo sexo. Desta forma, mulheres-aranha seriam esperadas na população apenas se tal alelo ocorresse em homozigose (SS). Considerando que o homem-aranha é o único a ter essa mutação, a expectativa quanto aos fenótipos de seus futuros descendentes poderá ser uma entre as possibilidades abaixo.

Assinale a afirmativa CORRETA:

a) Terá filhas-aranha se casar com uma prima de primeiro grau.
b) Todos os seus meninos deverão ter o fenótipo “aranha”.
c) Analisando apenas as filhas, 50% delas deverão ser normais.
d) Quem herdar o cromossomo Y deverá ser uma criança-aranha.
e) Na geração F1, 25% poderá ser de meninos-aranha.


10) (UFSM/2007) Considerando-se indivíduos hemofílicos do sexo masculino, pode-se afirmar que suas células somáticas e gaméticas, respectivamente, possuem
a) 46 autossomos - 23 alossomos.
b) 44 alossomos + XX - 22 alossomos + X ou X.
c) 44 alossomos + XY - 22 alossomos + X ou Y.
d) 46 autossomos + XX - 23 autossomos + X ou X.
e) 44 autossomos + XY - 22 autossomos + X ou Y.


11) (UFF) Considere o heredograma:


Sabe-se que o pai, o marido, os cinco irmãos homens e um sobrinho de Joana são normais. Entretanto, Joana teve um filho que apresentou síndrome hemorrágica caracterizada por baixo nível plasmático do fator VIII da coagulação.

A probabilidade genética de serem portadoras do gene para a hemofilia A, neste caso, é:

a) 100% para todas as mulheres da família
b) 100% para Joana, sua mãe e sua filha
c) 100% para Joana e 50% para sua filha
d) 100% para Joana e 50% para as outras mulheres da família
e) 100% para Joana e 25% para sua filha




12) (UEL) Em drosófilas, a cor amarela do corpo é determinada por um gene recessivo localizado no cromossomo X, e a cor cinza pelo alelo dominante.

Assinale a descendência esperada a partir do cruzamento entre uma fêmea amarela e um macho cinzento.

a) machos: 100% amarelos - fêmeas: 100% cinzentas.
b) machos: 100% cinzentos - fêmeas: 100% amarelas.
c) machos: 100% amarelos - fêmeas: 50% cinzentas e 50% amarelas.
d) machos: 50% cinzentos e 50% amarelos - fêmeas: 100% cinzentas.
e) machos: 50% cinzentos e 50% amarelos - fêmeas: 50% cinzentas e 50% amarelas.


13) (UNESP/2003) O daltonismo é comumente entendido como a incapacidade de enxergar as cores verde e/ou vermelha. A percepção de cores é devida à presença de diferentes tipos do pigmento retinol nos cones da retina. Nos indivíduos daltônicos, alguns desses pigmentos não estão presentes, alterando a percepção das cores. Os genes que participam da síntese desses pigmentos localizam-se no cromossomo X. O daltonismo é um caráter recessivo.

Um homem daltônico casou-se com uma mulher de visão normal em cuja família não havia relatos de casos de daltonismo. Este casal teve dois filhos: João e Maria.

a) Qual a probabilidade de João ter herdado do pai o gene para daltonismo? Qual a probabilidade de Maria ter herdado do pai o gene para daltonismo?

b) Por que é mais freqüente encontrarmos homens daltônicos que mulheres daltônicas?


14) (UFMG/2008)

1. Observe esta figura, em que está representado o cromossoma X:



A enzima G–6–PD (glicose seis fosfato desidrogenase), presente nas hemácias, está envolvida no metabolismo da glicose. Sabe-se que a deficiência dessa enzima torna a hemácia sensível a certas drogas - por exemplo, alguns tipos de analgésicos.

Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, ARGUMENTE a favor de ou contra cada uma das afirmativas que se seguem.

a) O número de mulheres e de homens que podem desenvolver crises hemolíticas é igual.

b) Indivíduos com o mesmo genótipo mutante para a síntese da enzima G–6–PD podem apresentar fenótipos diferentes.

c) Os genes para o daltonismo e para a síntese de G–6–PD segregam-se independentemente.


2. Analise este quadro

Variantes da G-6-PD
Genes
Atividade enzimática (%)
Quadro clínico

B
B
100
Normal

A
A
80-100
Normal

A-
A-
10-20
Sensibilidade a drogas; crise hemolítica leve

Med
B-
0-5
Sensibilidade a drogas; crise hemolítica grave


Considerando a figura do cromossoma X apresentada no item 1 desta questão e as informações contidas nesse quadro, RESPONDA:

a) Os genes que determinam os diferentes tipos da enzima G–6–PD são alelos?

( ) Sim ( ) Não

JUSTIFIQUE sua resposta.

b) É possível uma criança com genótipo favorável ao desenvolvimento de crise hemolítica grave ser filha de um casal, em que o homem e a mulher apresentam a variante enzimática B?

( ) Sim ( ) Não

JUSTIFIQUE sua resposta, explicitando seu raciocínio.



15)(UERJ/2002) Um homem pertence a uma família na qual, há gerações, diversos membros são afetados por raquitismo resistente ao tratamento com vitamina D. Preocupado com a possibilidade de transmitir essa doença, consultou um geneticista que, após constatar que a família reside em um grande centro urbano, bem como a inexistência de casamentos consangüíneos, preparou o heredograma abaixo. Nele, o consultante está indicado por uma seta.



a) Sabendo que a doença em questão é um caso de herança ligada ao sexo, formule a conclusão do geneticista quanto à possibilidade de o consultante transmitir a doença a seus descendentes diretos.

b) Calcule os valores correspondentes à probabilidade de que o primo doente do consultante, ao casar com uma mulher normal, gere filhas e filhos afetados pela doença.


GABARITO

01 - C; 02 - E. 03 - D; 04 - D; 05 - A; 06 - B; 07 - B; 08 - B; 09 - E; 10 - E; 11 - C; 12 - A




QUESTÕES DISCURSIVAS

13)

a) A probabilidade de João ter herdado do pai o gene para daltonismo é zero, porque ele recebe do pai o cromossomo Y. Para Maria é 100%, porque ela recebe o cromossomo Xd do pai que é daltônico (XdY).

b) O homem, sendo homozigoto, é daltônico quando apresenta o genótipo XdY. Sendo homozigota, a mulher daltônica possui genótipo XdXd. Para ter a anomalia, a mulher precisa de dois genes e o homem apenas um.


14)

a) Não, pois, como o gene que causa a doença é recessivo e ligado ao cromossomo X, o homem manifesta a doença com apenas uma cópia herdada da mãe, enquanto a mulher precisa de apresentar 2 alelos recessivos para manifestar a doença.

b)Sim, pois, a expressão do fenótipo depende de fatores ambientais.

c) Não, pois, localizam-se no mesmo cromossomo (genes ligados).

2.
a) Sim. Estão vinculados ao mesmo loco gênico, no mesmo par de homólogos.
b) Não.
O homem tem genótipo XBY e a mulher pode ser heterozigota (XBXB-).
Assim, temos:


XB
XB-

XB
XB XB
XB XB-

Y
XBY
XB-Y

Não há como sair uma filha XB- XB-


15)

a) Não existe possibilidade do consultante transmitir a doença, pois a herança do raquitismo é ligada ao cromossomo X. Como ele não é afetado e os homens possuem apenas um cromossomo X, pode-se afirmar com 100% de certeza que ele não possui o alelo para a doença.

b) A probabilidade é de 100%, pois, como a doença é causada por um alelo dominante e ele necessariamente passará o seu a suas filhas, elas serão portadoras do problema. Já para os filhos, a probabilidade é de 0%, pois herdarão o cromossomo Y do pai.
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QUESTÕES RESOLVIDAS SOBRE - POLIALELIA -

01) (UFSCar/2002) Em relação ao sistema
sangüíneo ABO, um garoto, ao se submeter ao
exame sorológico, revelou ausência de aglutininas.
Seus pais apresentaram grupos sangüíneos
diferentes e cada um apresentou apenas uma
aglutinina. Os prováveis genótipos dos pais do
menino são
a) IBi - ii
b) IAi - ii.
c) IAIB - IAi.
d) IAIB - IAIA.
e) IAi - IBi.
02) (FAFEID-JUNHO/2003) Nos exames prénupciais
é realizado o teste do fator Rh para
detectar a possibilidade de eritroblastose fetal.
Sobre essa doença, é CORRETO afirmar que:
a) filhos de homem Rh+ não nascerão com
eritroblastose fetal, qualquer que seja o grupo
sangüíneo damãe.
b) se a criança for do mesmo grupo sangüíneo da
mãe, nascerá com eritroblastose fetal.
c) se os genes do pai forem homozigotos, a
probabilidade de eritroblastose fetal no filho é de
50%.
d) o primeiro filho Rh+ poderá nascer com
eritroblastose fetal, caso a mãe tenha recebido uma
transfusão de sangue Rh+.
03) (UFJF-JULHO/2003) Além do teste de DNA, há
exames mais simples que podem ajudar a
esclarecer dúvidas sobre paternidade. Por
exemplo, o teste de tipagem sangüínea do sistema
ABO permite determinar quem não pode ser o pai.
Assinale a alternativa que apresenta uma situação
em que esse exame assegura a exclusão da
paternidade:
a) O filho é do tipo O, a mãe do tipo O e o suposto
pai do tipo A.
b) O filho é do tipo AB, a mãe do tipo AB e o
suposto pai do tipo O.
c) O filho é do tipo AB, a mãe do tipo A e o
suposto pai do tipo B.
d) O filho é do tipo B, a mãe do tipo B e o suposto
pai do tipo O.
e) O filho é do tipo A, a mãe do tipo A e o suposto
pai do tipo B.
04) Se um indivíduo do grupo sangüíneo B
recebesse sangue de um indivíduo do grupo A,
surgiriam problemas graves que poderiam levá-lo
à morte, porque:
a) as aglutininas anti-B do soro do doador
aglutinariam as hemácias do receptor;
b) as aglutininas anti-A do soro do receptor
aglutinariam as hemácias do doador;
c) os aglutinógenos A aglutinariam os
aglutinógenos B.
d) os aglutinógenos B aglutinariam os
aglutinógenos A;
e) as aglutininas B aglutinariam as aglutininas do
doador.
05) (FAFEID/2006) Considerando o sistema ABO
na espécie humana, é CORRETO afirmar que
a) um indivíduo do grupo sanguíneo O apresenta
nas hemácias os aglutinogênios A e B.
b) um indivíduo do grupo sanguíneo A apresenta
nas hemácias o aglutinogênio A e no plasma
aglutinina Anti-B.
c) um indivíduo do grupo sanguíneo AB apresenta
no plasma as aglutininas Anti-A e Anti-B.
d) um indivíduo do grupo sanguíneo B pode
receber sangue de B e AB.
06) (PISM/2007) Considere que o tipo sangüíneo
Rh é determinado por apenas um par de alelos
com dominância completa. Clóvis, ao nascer,
apresentou eritroblastose fetal. Tendo recebido o
tratamento adequado, Clóvis se desenvolveu e se
casou com Joana, cujos pais eram, ambos, Rh+.
Sabendo-se que as duas avós de Joana eram Rh-,
qual a probabilidade de Clóvis e Joana terem um
descendente que sensibilize a mãe para a
eritroblastose fetal?
a) 0
b) 1/8
c) 1/4
d) 1/2
e) 1
07) (VUNESP/2000) Observe a genealogia:
O+ A+ BAO+
B+
2 3 4
5
1
6
Muitos filhos
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Para o casal (5 e 6) que pretende ter muitos filhos,
foram feitas as quatro afirmações a seguir.
I - O casal só terá filhos AB e Rh positivo.
II – Para o sistema ABO, o casal poderá ter filhos
que não poderão doar sangue para qualquer um
dos pais.
III- O casal poderá ter filhos Rh positivo, que terão
suas hemácias lisadas por anticorpos anti-Rh
produzidos durante a gravidez da mãe.
IV – Se for considerado apenas o sistema Rh, o pai
poderá doar sangue a qualquer um de seus filhos.
São corretas, apenas, as afirmações:
a) II e IV.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) I, II e III.
e) I e III.
08) (UFRGS/2005) Suponha que em uma certa
espécie diplóide exista um caráter relacionado com
uma série de quatro alelos (alelos múltiplos). Em
um determinado indivíduo da espécie referida, o
número máximo de alelos representados
relacionados ao caráter em questão será igual a
a) 2.
b) 4.
c) 6.
d) 8.
e) 10.
09) (UFRGS/2004) Coelhos podem ter quatro tipos
de pelagem: chinchila, himalaia, aguti e albina,
resultantes das combinações de quatro diferentes
alelos de um mesmo loco. Num experimento,
animais com diferentes fenótipos foram cruzados
várias vezes. Os resultados, expressos em número
de descendentes, constam na tabela a seguir.
Se o animal progenitor aguti do cruzamento 1 for
utilizado para a obtenção de filhotes com o
progenitor chinchila do cruzamento 4, que
proporção de descendentes poderemos prever?
a) 1 aguti: 1 chinchila.
b) 1 aguti: 1 himalaia.
c) 9 aguti: 3 himalaia: 3 chinchila: 1 albino.
d) 2 aguti: 1 chinchila: 1 himalaia.
e) 3 aguti: 1 chinchila.
10) (UEPA) Em um dos vários programas
televisivos, onde é muito freqüente a presença de
pessoas em busca da confirmação da paternidade,
surge uma mulher que alega ser a filha de um
famoso astro de televisão e requer que a
paternidade seja reconhecida. Encaminhada ao
tribunal de justiça, o juiz encarregado do caso
solicita a retirada de uma amostra de sangue dessa
pessoa e do suposto pai. Após a análise da tipagem
sangüínea obteve-se o seguinte resultado:
a mulher é do tipo AB, Rh negativo e o homem O,
Rh positivo. Com base nessas informações o
veredicto do juiz sobre essa questão deverá ser que
a mulher:
a) pode ser filha do famoso astro.
b) com certeza, não é filha do homem citado.
c) tem 25% de chance de ser filha do suposto pai.
d) tem 50% de chance de ser filha do suposto pai.
e) tem 75% de chance de ser filha do suposto pai.
11) (FATEC) Analise a genealogia abaixo, que
indica os grupos sangüíneos de alguns indivíduos:
Podemos afirmar que:
a) o indivíduo 1 pode
doar sangue para o
indivíduo 3.
b) o indivíduo 4 pode
ser do grupo
sangüíneo O.
c) o indivíduo 4 pode
receber sangue do 5.
d) o indivíduo 3 pode
doar sangue para o 6.
e) o indivíduo 5 pode doar sangue para os
indivíduos 3 e 4.
12) (FAFEID/2007) Observe atentamente o quadro
abaixo, no qual são relacionados dois indivíduos
do sexo masculino e dois do sexo feminino, com
seus respectivos tipos sanguíneos.
NOME AGLUTINOGÊNIO AGLUTININA
Marcelo -------- Anti-A e Anti-B
Flávia B Anti-A
Carlos A e B --------
Fernanda A Anti-B
AB O
B O
1 2
5
3 4
6
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Baseando-se nessas informações, é CORRETO
afirmar que
a) se Marcelo se casar com Fernanda, poderão ter
filhos com aglutinogênio A ou filhos com
aglutininas.
b) Marcelo pode receber sangue de todos os
indivíduos citados.
c) se Carlos se casar com Flávia, poderão ter filhos
com tipo sanguíneo O e AB.
d) Carlos é doador universal.
13) (UNIMONTES/2006) A técnica usualmente
empregada para a determinação dos grupos
sangüíneos é a prova de aglutinação, feita em
lâminas ou em tubos, com soros contendo
anticorpos de especificidade conhecida. O tipo
sangüíneo é determinado pela observação da
ocorrência ou não da reação de aglutinação. A
figura abaixo representa o resultado do exame
feito em uma mulher casada com um homem do
sangue tipo O, Fator Rh negativo. Analise-a.
Considerando a figura, os dados apresentados e o
assunto relacionado a eles, analise as afirmativas
abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
a) Caso essa mulher seja heterozigota para os
alelos do sistema ABO e do Fator Rh, esse casal
poderá ter filho com alelos homozigotos para as
duas características.
b) Ao ser realizado o mesmo exame no homem
citado, ocorrerá aglutinação com os três tipos de
soros.
c) Todos os filhos desse casal apresentam
resultados para o Fator Rh iguais ao resultado
apresentado pela mãe.
d) A mulher citada pode receber transfusão
sangüínea de doadores do sangue tipo B, Fator Rh
positivo.
GABARITO
1. [E]
2. [D]
3. [B]
4. [B]
5. [B]
6. [B]
7. [A]
8. [A]
9. [D]
10. [B]
11. [A]
12. [A]
13. [A]
Soro
Anti-A
Soro
Anti-B
Soro
Anti- Rh
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"TEORIA DA EVOLUÇÃO"

Teoria da Evolução
O assunto está sempre presente nas provas de vestibular e, especialmente, neste ano de 2009, a probabilidade de alguma questão é ainda maior, visto que a teoria de Lamarck completa 200 anos e a de Darwin, 150. O Enem também já abordou o assunto em 2 ocasiões; uma delas está nos exercícios que propusemos sobre evolução.
Ao estudar o assunto, alguns pontos são fundamentais:

- Compreender que Lamarck propunha que os seres se modificavam para adaptar-se ao meio, e que as características assim surgidas eram transmitidas aos descendentes;
- A teoria darwinista propõe a “luta pela sobrevivência”, onde o indivíduo com as características mais favoráveis sobrevive e aquele com menor valor adaptativo é eliminado (ideia de seleção natural);
- A teoria sintética da evolução (neodarwinismo) usa as ideias de Darwin sobre evolução e, acresce a ela, os fatores evolutivos: mutação, recombinação, migração, seleção (já proposto por Darwin) e deriva genética.

Propusemos várias questões envolvendo esses tópicos. Bons estudos e sucesso nas provas!



Questões objetivas

01) (UNIFESP/2004) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele na espécie humana.

A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
(Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002).
Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias
a) da Teoria Sintética da Evolução.
b) darwinistas
c) neodarwinistas
d) lamarckistas
e) sobre especiação



02) (UFES/2004) Os pesquisadores Robert Simmons e Lue Scheepers questionaram a visão tradicional de como a girafa desenvolveu o pescoço comprido. Observações feitas na África demonstraram que as girafas que atingem alturas de 4 a 5 metros, geralmente se alimentam de folhas a 3 metros do solo. O pescoço comprido é usado como uma arma nos combates corpo a corpo pelos machos na disputa por fêmeas. As fêmeas também preferem acasalar com machos de pescoço grande. Esses pesquisadores argumentam que o pescoço da girafa ficou grande devido à seleção sexual; machos com pescoços mais compridos deixavam mais descendentes do que machos com pescoços mais curtos.
(Simmons and Scheepers, 1996. American Naturalist Vol. 148: pp. 771-786. Adaptado)

Sobre a visão tradicional de como a girafa desenvolve um pescoço comprido, é CORRETO afirmar que:
a) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei de uso e desuso. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.
b) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
c) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
d) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
e) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.



03) (UFJF/2008) Considere as afirmativas a seguir.
I) As mutações, sendo fonte de variabilidade genética, ocorrem continuamente com o propósito de adaptar os indivíduos ao ambiente.
II) A migração permite que se estabeleça fluxo gênico entre populações diferentes, diminuindo as diferenças genéticas entre elas e reduzindo a chance de especiação.
III) A seleção natural não altera a freqüência dos genes.
IV) O estabelecimento de uma nova população, a partir de poucos indivíduos que emigram da população original, é um exemplo de princípio ou efeito do fundador.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS.

a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV



04) (UNIMONTES/2007) A mutação, a migração, a deriva genética e a seleção natural têm efeitos diferentes na variação genética dentro das populações e entre as populações. Considerando populações diferentes, assinale a alternativa que apresenta o fator que tem MAIOR CHANCE DE DIMINUIR a variação genética entre populações.
a) Mutação.
b) Recombinação.
c) Deriva genética.
d) Migração.



05) (UNIFAL-JULHO/2009) O ano de 2009 tem um significado importante para a ciência, pois completou, em 12 de fevereiro, 200 anos do nascimento de Charles Darwin. Com relação à Teoria Evolucionista de Darwin, é INCORRETO afirmar:
a) A cada geração, os indivíduos que deixam descendentes são preferencialmente os que apresentam características que estão relacionadas com a adaptação às condições do ambiente onde vivem.
b) A cada geração morre um grande número de indivíduos, sendo que muitos deles não deixarão descendentes.
c) Os organismos atuais surgiram em decorrência de transformações sucessivas de formas primitivas e o desaparecimento de uma espécie ocorre em consequência de sua transformação em outra.
d) Os indivíduos mais adaptados sobrevivem e tendem a transmitir as características que estão relacionadas com essa maior adaptação.



06) (UFC/2004) “O ambiente afeta a forma e a organização dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos animais... As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na grama; de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforços repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considerável...”.
O trecho citado foi transcrito da obra Filosofia Zoológica de um famoso cientista evolucionista.
Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a idéia transmitida pelo texto e o nome do seu autor.
a) Seleção natural – Charles Darwin.
b) Herança dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck.
c) Lei do transformismo – Jean Lamarck.
d) Seleção artificial – Charles Darwin.
e) Herança das características dominantes – Alfred Wallace.



07) (UNIVASF – JULHO/2008) Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.
1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Conseqüentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.
As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente, a:
a) Lamarck e Darwin.
b) Hardy-Weinberg e Lamarck.
c) Pasteur e Redi.
d) Spallanzani e Hooke.
e) Oparin e Miller.



08) (UFRGS/2007) Uma professora de biologia explicou aos seus alunos que a quantidade da enzima lactase diminui muito ao longo do desenvolvimento de indivíduos originários de povos orientais, o que impede a degradação efetiva do açúcar do leite. Uma das alunas comentou que essa diminuição de lactase deveria ser causada pelo tipo de alimentação característico dos orientais: pobre em leite e seus derivados. A professora ponderou que a aluna havia expressado uma ideia que correspondia ao pensamento de:
a) Darwin
b) Morgan
c) Lamarck
d) Crick
e) Mendel



09) (UFV/2004) Os gráficos abaixo ilustram as três formas básicas de seleção natural. A distribuição dos fenótipos da progênie, após a seleção, é representada pela linha sólida. Comparativamente, a linha pontilhada representa a geração parental pré-seleção.



Com base na observação dos gráficos, é INCORRETO afirmar:
a) Em I, a seleção é estabilizadora, pois favorece os atributos médios.
b) Em II, a seleção é direcional, pois, favorece um dos atributos extremos.
c) Em II, a freqüência dos alelos no patrimônio genético é alterada.
d) Em I, a seleção resulta em maior variabilidade fenotípica.
e) Em III, a seleção é disruptiva, pois favorece os atributos extremos.



10)(UNIFESP/2009)Considere as seguintes proposições:
I. Os mais fortes sobrevivem independentemente da situação e do ambiente.
II. A seleção natural visa ao aperfeiçoamento da espécie e sua adaptação ao meio.
III. Não é possível compreender adaptação desvinculada de informações sobre o ambiente e a descendência.
Segundo os princípios do darwinismo e da teoria sintética da evolução, está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.



11) (Enem/2007) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:
a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.



12) (UFLA/2003) A teoria sintética da evolução se fundamenta basicamente em três processos:
1. Processo que cria variabilidade,
2. Processo que amplia a variabilidade, e
3. Processo que orienta a população para maior adaptação.
São exemplos desses três processos, respectivamente:
a) recombinação gênica, mutação, seleção natural.
b) recombinação gênica, seleção natural, mutação.
c) seleção natural, mutação, recombinação gênica.
d) mutação, seleção natural, recombinação gênica.
e) mutação, recombinação gênica, seleção natural.



GABARITO

01 - D; 02 - D; 03 - E; 04 - D; 05 - C; 06 - C; 07 - A; 08 - C; 09 - D; 10 - C; 11 - B; 12 - E




QUESTÕES DISCURSIVAS:


01) (UFRJ/2007) O valor adaptativo de um indivíduo varia entre 0 e 1,0. Os valores extremos 0 e 1,0 indicam, respectivamente, indivíduos eliminados pela seleção natural sem deixar descendentes e indivíduos que contribuem com o maior número de descendentes para a geração seguinte.
Medições do valor adaptativo de indivíduos portadores de seis genótipos, em duas populações diferentes, revelaram os seguintes resultados.





Dos genes "A‚" e "B‚", qual deveria apresentar maior freqüência? Justifique sua resposta.





02) (UFMG/2008) Há algum tempo, a resistência a antibióticos vem-se tornando um problema mundial de Saúde Pública, porque dificulta o tratamento de infecções bacterianas.
1. Analise esta figura, em que está representada uma população de bactérias:





Legenda: Sensível ao antibiótico ampicilina Resistente ao antibiótico ampicilina



A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,
a) CITE dois fatores evolutivos que atuaram nessa população.
Fator evolutivo 1:

Fator evolutivo 2:

b) EXPLIQUE, de acordo com a teoria neodarwinista, a atuação desses dois fatores evolutivos na população de bactérias representada.

2. Analise esta figura, em que está representada uma população de bactérias que, logo após a introdução e antibiótico, se tornou resistente:




A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a teoria evolutiva que permite explicar as mudanças observadas nessa população.
JUSTIFIQUE sua resposta.
Teoria evolutiva:
Justificativa:

3. Atualmente, os antibióticos são utilizados em larga escala tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento.
Analise esta tabela, em que está indicada a quantidade de antibióticos utilizada nos Estados Unidos, em diferentes situações:

Uso de antibiótico
Quantidade de antibiótico / ano

No tratamento de doenças infecciosas em seres humanos
11,5 x 106 kg

Em rações para animais
7,0 x 106 kg

Na agricultura
4,5 x 106 kg


A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE uma medida no âmbito da Saúde Pública e uma medida no âmbito pessoal que podem contribuir para minimizar esse grave problema da resistência bacteriana a antibióticos.
Medida de Saúde Pública:

Medida pessoal:

4. Um dos problemas da resistência a antibióticos consiste na disseminação de genes de resistência entre as bactérias.
Analise esta figura, em que estão indicados os mecanismos - I, II e III - de transmissão de genes entre bactérias:







A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE esses três mecanismos.
Mecanismo I:
Mecanismo II:
Mecanismo III:



03) (UNESP/2007) Aquecimento já provoca mudança em gene animal. Algumas espécies animais estão se modificando geneticamente para se adaptar às rápidas mudanças climáticas no espaço de apenas algumas gerações, afirmam cientistas.
("Folha de S.Paulo", 09.05.2006.)

O texto pressupõe uma interpretação darwinista ou lamarckista do processo evolutivo? Justifique.



Gabarito - QUESTÕES DISCURSIVAS

01) O gene B‚ da população 2. O gene B2 fica protegido da seleção nos heterozigotos e, por isso, sua freqüência é maior que zero. Na população 1, todos os genes A1 são eliminados a cada geração, logo sua freqüência será zero.

02)
1.
a) Fator evolutivo 1: Mutação
Fator evolutivo 2: Seleção natural
b) A mutação é responsável pelo surgimento de novos alelos na população, sendo responsável pelo fenótipo resistente, o qual é selecionado pelo uso do antibiótico.
2.
Teoria: Lamarquista
Justificativa: As bactérias tornaram-se resistentes para sobreviverem no meio com o antibiótico ampicilina.
3.
Venda de anbióticos somente com receita médica / Controlar a automedicação.
4.
Transdução / Conjugação / Transformação

03) A interpretação é lamarckista, pois sugere que o animal se modifique para se adaptar às mudanças ambientais.

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QUESTÕES - ARTRÓPODES -

01)(UFMG/2001) Observe os animais representados
nestas figuras:
Todos os seguintes parâmetros podem ser utilizados
para incluir esses animais em um mesmo grupo,
EXCETO
a) Apresentar digestão extracelular.
b) Botar ovos.
c) Constituir problema para a Saúde Pública.
d) Ser inseto.
02) (UFLA/2003) Das opções abaixo, a que possui
representantes das classes Insecta, Arachnida e
Crustacea, respectivamente, é:
a) borboleta, carrapato e caranguejo.
b) besouro, escorpião e lacraia.
c) grilo, aranha e escorpião.
d) carrapato, aranha e camarão.
e) lacraia, escorpião e caranguejo.
03) (PUCMG- JUNHO/2003) Há cerca de 400 milhões
de anos surgiram, da água, os primeiros artrópodes
como lacraias ou centopéias atuais e escorpiões. Os
insetos surgiram no período seguinte assim como os
primeiros anfíbios. A anatomia comparada sugere que
os insetos se originaram de um miriápode primitivo, que
sofreu redução do número de patas e teve o tronco
subdividido em tórax e abdômen. Estudos indicam que
os primeiros insetos, apterigotos como as traças atuais,
deram origem a insetos alados como as atuais libélulas.
Interpretando o texto dado e a figura acima, assinale a
afirmativa INCORRETA.
a) Miriápodes e insetos apresentam em comum 1 par de
antenas e respiração traqueal.
b) Os escorpiões e as libélulas devem apresentar
ancestral comum.
c) Os primeiros artrópodes surgiram no ambiente
terrestre.
d) Os insetos são os únicos invertebrados que possuem
asas.
04) (UNIFESP/2004) No ambiente terrestre, uma
aranha, uma abelha e uma alface estão sujeitas às
mesmas condições ambientais. Qual das afirmações
sobre as adaptações que evitam a perda de água e que
permitem as trocas gasosas nesses organismos está
correta?
a) Enquanto as traquéias da abelha e da aranha levam o
oxigênio do ar diretamente às células, na alface o ar é
absorvido pelos estômatos e transportado com a água
pelos feixes vasculares antes de tornar o oxigênio
disponível para a planta.
b) Na abelha e na aranha, a perda de água é evitada pelo
exoesqueleto, na alface, pela cutícula da epiderme.
Tanto o exoesqueleto quanto a cutícula fornecem
também sustentação a esses organismos.
c) Na alface, a perda de água é controlada
exclusivamente pelos estômatos. Na abelha, a menor
atividade de vôo também controla a perda de água e a
aranha, por sua vez, vive apenas em ambientes com alta
umidade.
d) Na aranha e na abelha, os inúmeros pêlos que
revestem o corpo somente evitam a perda de água. Os
pêlos da raiz de uma alface, ao contrário, permitem a
absorção de água.
e) Tanto na abelha como na aranha, e também na alface,
o ar absorvido já entra em contato diretamente com as
células, o que permite que as trocas gasosas sejam muito
rápidas. Na abelha, isso é importante para o vôo.
05) (UFV/2000) Os carrapatos são insetos geralmente
pequenos, com cabeça, tórax e abdome fundidos. Na
maioria das espécies desses artrópodes, a eclosão do
ovo origina uma larva que se transforma em ninfa e,
posteriormente, em adulto com quatro pares de patas.
Quando adultos, são ectoparasitas e alimentam-se de
sangue. Este texto sobre o carrapato apresenta ERRO
ao:
a) descrever seu hábito alimentar.
b) referir-se aos seus estádios de desenvolvimento.
c) referir-se à sua classe taxonômica.
d) descrever a sua divisão do corpo.
e) referir-se ao número de patas do adulto.
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06) (UEL/2004) Anelídeos e artrópodes possuem
características anatômicas e fisiológicas comuns, o que
reforça a hipótese de parentesco evolutivo entre esses
grupos de invertebrados. Assinale a alternativa que
apresenta, corretamente, duas dessas características
comuns:
a) Cordão nervoso dorsal e respiração cutânea.
b) Cordão nervoso ventral e corpo segmentado.
c) Vaso sangüíneo dorsal e respiração traqueal.
d) Vaso sangüíneo ventral e corpo segmentado.
e) Cordão nervoso ventral e vaso sangüíneo dorsal.
07) (UFOP-JUNHO/2005) O quadro a seguir apresenta
as características e a importância de cada uma das 5
classes do Filo Arthropoda:
CLASSES CARACTERÍSTICAS
IMPORTÂNCIA DE
REPRESENTANTES
DAS CLASSES
I
2 pares de antenas,
número variado de
pernas, aquáticos e/ou
terrestres
Compõem o
zooplâncton, servindo
como alimento para
outros seres vivos.
II
Destituídos de antenas
e de mandíbulas, 4
pares de pernas,
geralmente terrestres.
Parasitas de animais e
de plantas, predadores
de pequenos animais.
III
1 par de antenas, 3
pares de pernas,
terrestres e/ou
aquáticos.
Polinizadores, parasitas
de animais e plantas.
IV
1 par de antenas longas,
tronco com vários
segmentos, incapazes
de enrolar-se, terrestres.
Predadores de insetos,
minhocas e outros
animais.
V
1 par de antenas curtas,
tronco com vários
segmentos, capazes de
enrolar-se, terrestres.
Alimentam-se de restos
de folhagens nos solos.
As classes I, II, III, IV e V representam,
respectivamente:
a) Chilopoda, Crustacea, Insecta, Aracnida e Diplopoda
b) Diplopoda, Insecta, Crustacea, Aracnida e Quilopoda
c) Crustacea, Aracnida, Insecta, Diplopoda e Quilopoda
d) Crustacea, Aracnida, Insecta, Quilopoda e Diplopoda
08) (UFES/2005) As formigas respiram por meio de:
a) estômatos
b) traquéias
c) pulmões foliáceos
d) brânquias
e) túbulos de Malpighi
09) (UFPE/99) Caranguejos, lagostas e outros
crustáceos têm um exoesqueleto rígido e inflexível
composto por proteínas e sais minerais. A fim de crescer
com o máximo de eficiência, presume-se que o:
a) exoesqueleto ao nascer é demasiadamente grande
para o animal que cresce até preenchê-lo.
b) exoesqueleto estica-se com o crescimento do animal.
c) animal livra-se do esqueleto apenas ao atingir a fase
adulta.
d) animal perde o esqueleto periodicamente, cresce
rapidamente e então secreta um novo esqueleto.
e) animal não cresce. Portanto, trata-se de um ser vivo
de crescimento limitado.
10) (PUCRS/2005) O canal de televisão fechada
"National Geographic Channel" divulgou um
documentário que trata de artrópodes, indicando que o
grupo dos insetos era o mais desprestigiado do reino
animal, por apresentar espécies que causam repugna ao
homem. Dos exemplares relacionados abaixo, o único a
NÃO ser apresentado no documentário, por tratar-se de
um aracnídeo, ao invés de um inseto, é
a) o cupim.
b) o percevejo.
c) a pulga.
d) o carrapato.
e) a barata.
11) (UFRS/2001)Os aracnídeos são animais terrestres
que ocorrem em uma grande diversidade de habitats.
Em relação a estes animais é correto afirmar que
a) possuem antenas.
b) possuem três pares de patas.
c) apresentam excreção por nefrídios.
d) possuem quelíceras.
e) são monóicos.
12) (PASES-UFV/2000) Em uma aula prática de
Biologia, o professor entregou aos alunos os seguintes
artrópodes para que fossem agrupados em suas
respectivas classes taxonômicas: aranha, borboleta,
pulga, camarão, lacraia e escorpião. Quantas Classes
estão representadas nesta lista?
a) 1
b) 2
c) 4
d) 3
e) 5
13) (UEL/99) A região cefálica de um caranguejo
difere daquela de um besouro porque a do caranguejo
possui
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a) dois pares de antenas, enquanto a do besouro possui
só um par.
b) um par de antenas, enquanto a do besouro possui dois
pares.
c) olhos compostos, enquanto a do besouro possui
ocelos simples.
d) ocelos simples, enquanto a do besouro possui olhos
compostos.
e) um par de mandíbulas, enquanto a do besouro possui
dois pares.
14) (UFOP-JULHO/2002) Observe as tiras.
Sobre o sistema respiratório dos insetos, pode-se dizer:
a) Tubos finos ramificados partem de orifícios
(espiráculos) situados aos pares nos segmentos do tórax
e abdome.
b) Os alvéolos se situam perto dos espiráculos traqueais.
c) Os espiráculos se abrem em bolsas achatadas
dispostas em leques, que terminam na hemocele, em vez
de músculos e tecidos como nas aranhas.
d) A respiração dos insetos é, principalmente, do tipo
cutânea.
15) (UFC/2006) O filo Arthropoda apresenta uma
enorme diversidade de espécies e abrange, entre outros,
os táxons Crustacea, Insecta e Arachnida. Com relação
a esses táxons, assinale a alternativa correta.
a) Insecta distingue-se pela presença de três pares de
apêndices torácicos.
b) Crustacea distingue-se pelo modo de vida aquático.
c) Arachnida distingue-se pela presença de um
exoesqueleto queratinizado.
d) Crustacea distingue-se por apresentar o corpo
segmentado.
e) Insecta distingue-se pela presença de antenas.
GABARITO
1. [D]
2. [A]
3. [C]
4. [E]
5. [C]
6. [B]
7. [D]
8. [B]
9. [D]
10. [D]
11. [D]
12. [C]
13. [A]
14. [A]
15. [A]


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QUESTÕES - FOTOSSÍNTESE

01) (UFRN/2007) Durante o processo de fotossíntese,
a ação da luz sobre a clorofila libera elétrons
que são capturados por uma cadeia transportadora.
Durante esse processo de transporte, ocorre
a) formação de quantidades elevadas do aceptor
NADP+ a partir da captura de elétrons e prótons.
b) transferência dos elétrons entre moléculas organizadas
em ordem decrescente de energia.
c) fotólise de moléculas de CO2 que liberam elétrons
e cedem o carbono para a formação da glicose.
d) quebra da molécula de água a partir da conversão
de ATP em ADP, com liberação de prótons.
02) (UFV) A fotossíntese divide-se em fases fotossintética
e fotoquímica. Pode-se dizer que na fase:
a) fotoquímica há produção apenas de ATP e fotólise
de H2O.
b) fotoquímica os cloroplastos utilizam toda a energia
que chega à superfície da planta.
c) fotossintética há produção de ATP, NADP.H2,
fotólise de H2O e produção de O2 livre.
d) fotossintética ocorre a combinação de CO2 com
H2O e pentose para formação de hexose.
e) fotossintética a radiação de cor verde é mais
absorvida em nível das lamelas e dos grana.
03) (FUVEST/2003) Em determinada condição de
luminosidade (ponto de compensação fótico), uma
planta devolve para o ambiente, na forma de gás
carbônico, a mesma quantidade de carbono que
fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossíntese.
Se o ponto de compensação fótico é mantido
por certo tempo, a planta
a) morre rapidamente, pois não consegue o suprimento
energético de que necessita.
b) continua crescendo, pois mantém a capacidade
de retirar água e alimento do solo.
c) continua crescendo, pois mantém a capacidade
de armazenar o alimento que sintetiza.
d) continua viva, mas não cresce, pois consome
todo o alimento que produz.
e) continua viva, mas não cresce, pois perde a capacidade
de retirar do solo os nutrientes de que
necessita.
04) (FESO/2004) Duas mudas obtidas de uma
mesma planta aquática (Plantas I e II),foram mergulhadas
em água, em frascos separados, nas condições
abaixo esquematizadas:
Planta H2O fornecido CO2 fornecido
I Com O18 Com O16
II Com O16 Com O18
Os frascos foram igualmente iluminados e o O2
liberado pelas plantas durante a fotossíntese foi
analisado através de processos convenientes.
É correto afirmar que o O2 liberado pelas plantas I
e II corresponde, respectivamente, aos isótopos:
O2 liberado pela
planta I
O2 liberado pela
planta II
a) 16 16
b) 16 18
c) 18 16
d) 18 18
e) 16 16 e 18
05) (UFLA-JULHO/2005) O gráfico abaixo mostra o
espectro de ação para fotossíntese (curva superior)
e o espectro de absorção para a clorofila a e a clorofila
b (curva inferior) no cloroplasto de uma planta.
Os comprimentos de ondas (nanômetros) em relação
às cores da luz: luz violeta (390 – 430 nm); luz
azul (430 – 500 nm); luz verde (500 – 560 nm); luz
amarela (560 – 600 nm); luz laranja (600 – 650 nm);
luz vermelha (650 – 760 nm).
Analisando o gráfico e os dados acima, conclui-se
que, teoricamente, as luzes que são mais efetivas
para o processo da fotossíntese são:
100
80
60
40
20
0
100
80
60
40
20
0
400 500 600 700
Espectro de
ação da
fotossíntese
Clorofila b
Clorofila a
Absorção estimada (em percentagem)
Taxa de fotossíntese
(como % da taxa a 670 nanômetros)
Comprimentodeondas(nanômetros)
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a) Verde e amarela
b) Azul e vermelha
c) Violeta e laranja
d) Azul e amarela
e) Verde e vermelha
06) (UFTM/2007) Para determinada planta, o ponto
de compensação fótica é atingido com intensidade
luminosa de 1000 lux, enquanto o ponto de
saturação luminosa dá-se com 1500 lux.
Essa planta foi encerrada por 4 horas no interior de
um tubo de vidro e exposta, nas duas primeiras
horas, a uma intensidade luminosa de 800 lux e,
nas duas últimas horas, a uma intensidade luminosa
de 1700 lux.
Durante o período em que esteve iluminada, sensores
registraram, a intervalos regulares, a concentração
de CO2 e O2 no interior do tubo.
Pode-se dizer que, no interior do tubo, durante as
duas primeiras horas, a concentração de CO2
a) diminuiu e a concentração de O2 aumentou. Nas
duas últimas horas, a concentração de CO2 aumentou
e a concentração de O2 diminuiu.
b) aumentou e a concentração de O2 diminuiu. Nas
duas últimas horas, a concentração de CO2 diminuiu
e a concentração de O2 aumentou.
c) e a concentração de O2 diminuíram. Nas duas
últimas horas, a concentração de CO2 e a concentração
de O2 aumentaram.
d) e a concentração de O2 não se alteraram. Nas
duas últimas horas, a concentração de CO2 diminuiu
e a concentração de O2 aumentou.
e) e a concentração de O2 não se alteraram, o mesmo
ocorrendo durante as duas últimas horas.
07) (UFF/2008) De acordo com o tipo de nutrição,
os seres vivos podem ser classificados em autotróficos
e heterotróficos. Entretanto, ambos sintetizam
ATP, principal moeda energética, a partir de diferentes
moléculas para manter suas vias metabólicas.
Após a análise das vias metabólicas (I e II) representadas
no esquema, é correto afirmar que:
a) I ocorre nos cloroplastos de células vegetais e II
ocorre nas mitocôndrias das células animais e vegetais;
b) I ocorre em cloroplastos de células vegetais e II
ocorre somente nas mitocôndrias das células animais;
c) I ocorre somente nas mitocôndrias das células
animais e II ocorre em cloroplastos de células vegetais;
d) I ocorre nas mitocôndrias das células animais e
vegetais e II ocorre somente nos cloroplastos de
células vegetais;
e) I e II ocorrem tanto em mitocôndrias e cloroplastos
de células animais e vegetais.
08) (CEFET- Rio Pomba-JULHO/2003) Associe o
processo metabólico com a equação correspondente:
A – fotossíntese
B – respiração
C – quimiossíntese
1) 2S + 3 O2 + 2 H2O ® 2 H2SO4 + ENERGIA
2) C6H12O6 + 6 O2 ®6 CO2 + 6 H2O + ENERGIA
3) 6 CO2 + 12 H2O + ENERGIA ® C6H12O6 + 6 O2 +
+ 6 H2O
A associação CORRETA é:
a) A3; B1; C2
b) A2; B3; C1
c) A3; B2; C1
d) A2; B1; C3
e) A1; B3; C2
09) (UFSCar/2004) ... quando cultivadas por três meses
num local com 720 ppm (partes por milhão) de CO2 no
ar, o dobro da concentração atmosférica, as mudas de
Hymenaea courbaril [jatobá] duplicam a absorção de
gás carbônico e a produção de açúcares (carboidratos) e
aumentam em até 50% sua biomassa ...
(Marcos Pivetta. Pesquisa FAPESP n.º 80, outubro
de 2002.)
O texto permite concluir que, nos jatobás, a
a) taxa de respiração celular em condições naturais
é cerca de 100% maior do que em um ambiente
com 720 ppm (partes pormilhão) de CO2 no ar.
b) produção de açúcares só não é maior em condições
naturais porque a concentração de CO2 atmosférico
atua como fator limitante da fotossíntese.
c) produção de açúcares só não é maior em condições
naturais porque a concentração de CO2 atmosférico
atua como fator limitante da respiração celular.
d) concentração de CO2 atmosférico atua como
fator estimulante da fotossíntese e como fator inibidor
da respiração celular.
e) concentração de CO2 atmosférico atua como
fator inibidor da fotossíntese e como fator estimulante
da respiração celular.
10)(UFSCar/2005) O gráfico representa as taxas
fotossintéticas e de respiração para duas diferentes
plantas, uma delas umbrófita (planta de sombra) e
a outra heliófita (planta de sol). Considere que a
taxa respiratória é constante e igual para as duas
plantas.
Pode-se concluir que:
a) no intervalo X-Y, cada uma das plantas consome
mais oxigênio do que aquele produzido na sua
fotossíntese.
b) a partir do ponto Y, cada uma das plantas consome
mais oxigênio do que aquele produzido na
sua fotossíntese.
c) as plantas A e B são, respectivamente, umbrófita
e heliófita.
d) no intervalo X-Y, cada uma das plantas produz
mais oxigênio do que aquele consumido na sua
respiração.
e) no ponto X, a planta A consome mais oxigênio
do que aquele produzido na sua fotossíntese, e a
planta B produz a mesma quantidade de oxigênio
que aquela consumida na sua respiração.
11) (UFMG/2008) A fotossíntese e a respiração são
processos fundamentais para a manutenção da
biodiversidade na Terra. Considerando-se esses
dois processos, é CORRETO afirmar que ambos:
a) ocorrem em seres heterotróficos.
b) participam do ciclo do carbono.
c) produzem diferentes formas de energia.
d) se realizam alternadamente durante o dia.
12) (UFV/2002) Um palco montado para a realização
de um show no Maracanã ocupou toda a extensão
do gramado. Quatro semanas após o show, com
a desmontagem do palco, observou-se que o gramado
estava amarelado, perdendo o seu verde
exuberante. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Mesmo no escuro, houve intensa síntese de tecidos
de condução e de sustentação.
b) Na ausência da luz, o padrão de lamelação normal
dos cloroplastos foi desestruturado.
c) A fotossíntese foi comprometida com a ausência
da luz, o que interferiu na síntese de parede celular.
d) Na ausência da luz, ocorreu estiolamento das
folhas e dos caules do gramado.
e) O gramado, na ausência de luz, interrompe a
produção dos pigmentos de clorofila.
13) (UFOP) Qual dos processos abaixo não ocorre
no interior de uma organela de uma célula eucariota?
a) Fase clara da fotossíntese
b) Fase escura da fotossíntese
c) Cadeia de transporte de elétrons
d) Ciclo de Krebs
e) Glicólise
GABARITO
1. [B]
2. [D
3. [D]
4. [C]
5. [B]
6. [B]
7. [A]
8. [C]
9. [B]
10. [E]
11. [B]
12. [A]
13. [E]
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Mais informações

Questões sobre Evidências da Evolução

01) (UFV-JULHO/2007) Dentre as afirmativas seguintes, assinale a que NÃO corresponde a uma evidência que apóie a Teoria de Evolução das espécies:

a) Estudos de anatomia comparada mostram que as semelhanças internas entre seres de espécies diferentes são resultantes de irradiação adaptativa.
b) Os embriões dos vertebrados apresentam os mesmos padrões básicos de desenvolvimento, decorrentes do parentesco entre eles.
c) Os estudos envolvendo fósseis indicam que a vida na terra sofreu alterações ao longo do tempo, além de permitirem comparações com os seres vivos atuais.
d) Ao longo de sua vida, os seres vivos sofrem alterações de seu material genético, em conseqüência das pressões seletivas do ambiente em que vivem.


02) (UFJF/2003) Em relação às evidências da evolução biológica, é correto afirmar que:

a) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, não é evidência da evolução, porque é uma estrutura atrofiada e sem função aparente.
b) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da evolução, porque são estruturas homólogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos, enquanto no morcego estes não só foram mantidos como alongados.
c) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados como evidência da evolução, porque são estruturas análogas, que possuem origem embriológica diferente.
d) os fósseis constituem uma evidência da evolução, porque mostram que os organismos atuais são mais especializados e mais adaptados que os extintos.
e) a embriogênese é uma evidência da evolução, porque mostra que uma célula ovo evolui para mórula, blástula, gástrula e embrião, que, finalmente, evolui para o indivíduo adulto.


03)(UNIRIO) O citocromo C é uma proteína respiratória que se encontra em todos os organismos aeróbios. A molécula desta proteína existe em todas as espécies com a mesma função, sendo constituída por 104 aminoácidos. No decurso da evolução, as mutações mudaram os aminoácidos em certas posições da proteína, mas o citocromo C de todas as espécies tem proteína, incontestavelmente estrutura e função semelhantes, tornando-se, para o evolucionismo, uma evidência de ordem:

a) paleontológica.
b) embriológica.
c) citológica.
d) anatômica.
e) bioquímica.


04) (PUC-MG) Recentes análises do DNA de chimpanzés permitiram concluir que o homem é mais aparentado com eles do que com qualquer outro primata. Isso permite concluir que:
a) o chimpanzé é ancestral do homem.
b) o chimpanzé e o homem têm um ancestral comum.
c) o homem e o chimpanzé são ancestrais dos gorilas.
d) a evolução do homem não foi gradual.
e) os chimpanzés são tão inteligentes quanto o homem.


05) (UNESP/2006) Apesar do acúmulo dos estudos sobre evolução dos seres vivos e de uma série de evidências coletadas desde a época de Darwin, observa-se uma onda de posicionamentos contrários às teorias evolucionistas.
Em vários estados dos EUA e em um estado do Brasil, por exemplo, foi incluído o ensino do criacionismo, por decisão governamental. Um dos professores que ensinará o criacionismo em uma destas escolas brasileiras afirmou: Tenho certeza de que minha avó não era macaca ("Ciência Hoje", outubro de 2004). No entanto, a partir dos estudos de evolução dos primatas, em particular, podemos afirmar que:

a) macacos originaram-se tanto na América quanto na África, assim como os humanos, o que reforça a hipótese da existência de um ancestral comum.
b) humanos e macacos têm um mesmo ancestral, uma vez que o tamanho do cérebro dos macacos é muito próximo do tamanho do cérebro dos humanos.
c) geneticamente, alguns macacos são muito próximos dos humanos, o que se considera como uma evidência em termos de ancestralidade comum.
d) humanos e macacos têm um ancestral comum, pois em suas regiões de origem apresentam hábitos alimentares muito semelhantes.
e) o fato de apenas macacos e humanos apresentarem as mãos com cinco dedos é a maior evidência de ancestralidade comum.


06) (UFES) A figura a seguir representa a possível relação evolucionária de diferentes organismos, deduzida a partir de análises bioquímicas usadas para a comparação das seqüências nucleotídicas dos genes do RNA ribossômico (subunidade menor) desses organismos..



A partir da análise da figura foram feitas as seguintes afirmativas:

I - Durante o processo evolutivo desses organismos, os genes responsáveis pelo RNA ribossômico apresentam seqüências altamente conservadas, o que torna possível o estabelecimento das relações filogenéticas.
II - Quanto maior a distância entre esses organismos, maior o número de mutações ocorridas na seqüência nucleotídica estudada.
III - Os vertebrados e os procariontes apresentam um ancestral comum, apesar das diferenças marcantes quanto à sua organização celular.
IV - As plantas, animais e linhagens de fungos divergem a partir de um ancestral comum, relativamente tarde na evolução das células eucariontes.
V - O homem e o sapo apresentam entre si um menor grau de homologia da seqüência nucleotídica em questão, em comparação àquele existente entre o milho e a levedura.

Considerando as proposições, conclui-se que estão CORRETAS

a) I, II, III, IV e V.
b) apenas I, II, III e IV.
c) apenas I, II e IV.
d) apenas I e II.
e) apenas III e V.


07) (UDESC/2009) "Órgãos que exercem as mesmas funções em espécies diferentes, mas que possuem origem embrionária distinta; e órgãos ou estruturas atrofiadas, sem função evidente", são chamados, respectivamente, de:
a) órgãos análogos e órgãos homólogos.
b) órgãos vestigiais e órgãos homólogos.
c) órgãos homólogos e órgãos vestigiais.
d) órgãos análogos e órgãos vestigiais.
e) órgãos homólogos e órgãos análogos.


08) (UFSCar/2005) O programa "Fantástico", exibido pela Rede Globo em 01.08.2004, apresentou em um de seus quadros um provável animal do futuro, uma possível espécie de ave que poderá existir daqui a alguns milhões de anos. Por essa época, o encontro entre massas continentais provocará o aparecimento de imensas cordilheiras, muito mais altas que as atualmente existentes. Segundo o programa, nesse ambiente possivelmente existirão aves portadoras de 2 pares de asas, o que lhes garantiria maior sustentação em condições de ar rarefeito. Essas aves seriam as descendentes modificadas de espécies atuais nas quais há apenas um par de asas. Se isso realmente ocorrer, e considerando que o par de asas das aves atuais é homólogo aos membros anteriores de mamíferos e répteis, é mais provável que esse novo par de asas

a) seja homólogo ao par de pernas das aves atuais.
b) seja análogo ao par de pernas das aves atuais.
c) seja homólogo ao par de asas das aves atuais.
d) apresente os mesmos ossos das asas atuais: úmero, rádio e cúbito (ulna).
e) apresente novos ossos criados por mutação, sem similares dentre os das aves atuais.


09) (PUC-MG/2004) O esquema adiante mostra uma possível filogenia para os vertebrados.



É correto afirmar, EXCETO:

a) O grupo dos tetrápodes deve ter evoluído a partir de ancestrais com nadadeiras lobadas.
b) A endotermia das aves deve ter evoluído independentemente dos mamíferos.
c) O vôo possibilitou uma maior radiação adaptativa entre as aves do que em répteis e mamíferos.
d) A independência do meio aquático para a reprodução e a conquista definitiva do ambiente terrestre surgem com os amniotas.


10) (PUC-RS/2003) Em Evolução, as asas das aves descritas no texto e as asas das borboletas são exemplos de estruturas
a) homólogas. d) neotênicas.
b) análogas. e) coevoluídas.
c) equivalentes.


11) (UFPI/2003) Ao observarmos o vôo de uma ave e o vôo de um inseto, podemos deduzir que as asas de cada um funcionam e são utilizadas para um mesmo objetivo. Entretanto, a origem embriológica das asas de aves e insetos é diferente. Essas características constituem exemplo de:
a) seleção natural.
b) seleção artificial.
c) convergência evolutiva.
d) seleção sexual.
e) mimetismo.


12) (UFSC/2009) Existem várias provas da evolução e dentre elas podemos citar as embriológicas.
Sobre o tema, é CORRETO afirmar que:

01. as nadadeiras dos golfinhos, assim como braço e mão humanos, são ditos órgãos homólogos e são herdados de um ancestral comum.
02. as nadadeiras dos golfinhos e as asas das aves têm a mesma origem embrionária e diferentes funções, decorrentes da adaptação a diferentes modos de vida, processo conhecido como divergência evolutiva.
04. as nadadeiras dos golfinhos e as nadadeiras das tainhas são órgãos de diferentes origens embrionárias e têm a mesma função, o que é chamado de convergência evolutiva.
08. as asas dos insetos e as asas das aves são ditos órgãos homólogos, pois têm a mesma origem embrionária.
16. as nadadeiras dos golfinhos, as asas dos morcegos e os braços e as mãos dos humanos têm origem embrionária diferente.
32. as baleias, os golfinhos, os peixes-boi e as focas pertencem à ordem dos cetáceos, pois possuem órgãos análogos e sinérgicos em comum, como as nadadeiras e a bexiga natatória.


QUESTÕES DISCURSIVAS

13) (UFU) Estudar a evolução de um determinado grupo de organismos é algo complexo, difícil mesmo. Como saber quais etapas evolutivas se sucederam na evolução? O que veio primeiro? Nesse sentido os cientistas têm buscado na natureza provas da evolução. Essas provas aparecem principalmente de duas maneiras básicas.

Pergunta-se: quais são essas duas maneiras principais pelas quais os cientistas têm estudado a evolução?


14) (UNICAMP/2009) Várias evidências científicas comprovam que as aves são descendentes diretas de espécies de dinossauros que sobreviveram ao evento de extinção em massa que assolou o planeta 65 milhões de anos atrás. O achado mais recente, um dinossauro emplumado chamado 'Epidexipteryx hui', foi apresentado na revista "Nature". Alguns dinossauros menores adquiriram a capacidade de voar, e foram eles, provavelmente, que sobreviveram ao cataclismo e deram origem às aves modernas.

(Adaptado de Herton Escobar, "Curiosidades e maravilhas científicas do mundo em que vivemos". http://www.estadao.com.br/vidae/imagineso_265208,0.htm. Acessado em 27/10/2008.)

a) Conforme o texto, as aves provavelmente seriam descendentes de um grupo de dinossauros, relação cada vez mais evidenciada pelo estudo dos fósseis. Contudo, as aves modernas diferem dos répteis quanto ao sistema respiratório, diferença essa que pode ser considerada uma adaptação ao vôo. Que diferença é essa e como ela está relacionada ao vôo?


b) A capacidade de voar ocorre não só em aves, mas também em mamíferos, como os morcegos, e em insetos. Os pesquisadores explicam que as asas podem ser órgãos homólogos, em alguns casos, e órgãos análogos, em outros. Indique em quais dos animais citados as asas são órgãos homólogos e em quais são órgãos análogos. Em que diferem esses dois tipos de órgãos?




15) (UFC/2009) Alguns insetos apresentam os dois pares de asas desenvolvidos, enquanto outros apresentam modificações dessa condição, substituindo o segundo par de asas por estruturas conhecidas como halteres, utilizadas para estabilizar o vôo. A condição das asas posteriores bem desenvolvidas, semelhantes às asas anteriores, é conhecida como plesiomórfica, ou seja, primitiva, e a condição das asas transformadas em halteres é conhecida como apomórfica, ou seja, derivada. De acordo com o exposto, responda o que se pede a seguir.

a) Cite um exemplo de um caráter plesiomórfico e seu correspondente apomórfico em vertebrados.
- Caráter plesiomórfico:

- Caráter apomórfico:


b) Modificações ao longo da história evolutiva, gerando apomorfias, acontecem em indivíduos que apresentam estruturas homólogas. Cite um exemplo de homologia em relação ao caráter plesiomórfico citado no item anterior.





GABARITO

01 - D; 02 - B. 03 - E; 04 - B; 05 - C; 06 - B; 07 - D; 08 - A; 09 - C; 10 - B; 11 - C; 12 - [7]




QUESTÕES DISCURSIVAS

13) O estudo comparado de registros fósseis e a análise comparativa das seqüências de bases nitrogenadas do DNA de espécies distintas pode permitir a determinação do grau de parentesco evolutivo.


14)
a) As aves modernas possuem sacos aéreos e ossos pneumáticos, estruturas que diminuem o peso do animal.

b) Órgãos homólogos são aqueles que apresentam a mesma origem embrionária; é o caso das asas das aves e dos morcegos. Órgãos análogos apresentam a mesma função, isto ocorre entre as asas dos insetos e as das aves e morcegos.


15)
a) Caráter plesiomórfico: 4 pares de patas em alguns répteis; caráter apomórfico: ausência de patas nas serpentes
b) nadadeiras anteriores e posteriores de mamíferos aquáticos
OU

Caráter plesiomórfico: asas das aves; caráter apomórfico: asas dos morcegos
b) membros anteriores de mamíferos.

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quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DICA IMPORTANTE!

Você pode e deve se preparar para o vestibular através das provas realizadas nos vestibulares anteriores. Na seção seguinte, o estudante poderá escolher por simulados sobre o assunto específico que ele desejar. A resolução de simulados com questões de biologia anteriores é importante para que o aluno perceba como aquele conteúdo vem sendo cobrado nas pela banca examinadora daquela universidade.
Palavra do Professor

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"



"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire



"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum



"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates



"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Seres de água doce são os mais ameaçados de extinção, dizem cientistas

Taxas de extinção em rios e lagos são até seis vezes maiores.


Meta de redução não será atingida, alerta especialista.

Animais e plantas vivendo em rios e lagos são os mais ameaçados da Terra, devido ao colapso de ecossistemas, afirmaram cientistas neste domingo (11).



Eles pediram a criação de uma nova parceria entre governo e a comunidade científica para ajudar a combater extinções causadas pela poluição, aumento de cidades e a expansão da agricultura para alimentar a crescente população, o aquecimento global e espécies invasoras.



Governos de todo mundo haviam firmado um acordo para redução da extinção de todas as espécies até 2010, durante a cúpula de 2002, em Johanesburgo.



"Mau gerenciamento e a crescente necessidade dos homens por água estão levando ecossistemas de água doce ao colapso, tornando as espécies de água doce as mais ameaçadas da Terra", afirmaram os representantes de um grupo de especialistas em biodiversidade, o Diversitas.



As taxas de extinção de espécies em água doce são "de quatro a seis vezes mais altas do que em habitats marinhos ou terrestres". Peixes, sapos, crocodilos e tartarugas estão entre as espécies de água doce ameaçados.



"A meta de 2010 não será atingida", disse Hal Mooney, professor da Universidade de Stanford e presidente da Diversitas. A Diversitas vai se reunir com mais de 600 especialistas na Cidade do Cabo, na África do Sul, entre 13 e 16 de outubro, para discutir maneiras de proteger a biodiversidade.



Líderes do mundo todo concordaram durante a Cúpula de Johanesburgo em 2002 em conseguir uma "redução significativa na atual taxa de perda de diversidade biológica."



No entanto, "mudanças em ecossistemas e perda de biodiversidade continuam a acelerar... Taxas de espécies em extinção estão ao menos 100 vezes maiores do que na era pré-humana e devem continuar a aumentar", disse Georgina Mace, do Imperial College de Londres e vice-presidente do Diversitas, em um comunicado.



Barragens, irrigação e mudanças climáticas que devem perturbar o ciclo de chuvas estão prejudicando habitats de água doce. Canais permitem que plantas, peixes e outras espécies e doenças cheguem a novas regiões.



Até 2025, alguns especialistas prevêem que nem um único rio chinês vai chegar ao mar exceto durante enchentes, com efeitos tremendos para a indústria de peixes da China, disse a Diversitas.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

BATERIA DE EXERCÍCIOS / REINO PROTISTA

01) Em que características os protozoários assemelham-se aos animais e em que diferem ?

02) Cite três ambientes em podemos encontrar os protozoários

03) Quais são os Filos do Reino Protista ? Caracterize cada Filo

04) As amebas podem ter vida livre ou serem parasitas. Cite uma espécie de cada tipo

05) Quais as diferenças entre o esqueleto de um radiolário e de um foraminífero ?

06) Qual a relação existente entre certos tipos de flagelado e os cupins ?

07) Qual a relação existente entre certos tipos de ciliados e os animais ruminantes ?

08) Quais são as formas de reprodução assexuada presentes em protozoários ? Dê exemplos

09) Sobre o processo de “ conjugação” dos Paramécios, responda:

a) Como se dá a troca de micronúcleos ? ____________________________________________________________
______________________________
b) Que ocorrência corresponde à fecundação ? _________________________________________________________
___________________________________
c) Quantos paramécios-filhos são produzidos por cada um dos conjugantes ? _________________________________


10) Sobre o ciclo de vida do “ Plasmodium vivax” , responda:

a) A fase sexuada do protozoário ocorre no mosquito ou no homem ? ____________________________________
b)
c) Cite um estágio do ciclo de vida do plasmódio em que ocorre reprodução assexuada por divisão múltipla :
_____________________________________________________________________________________________

11) Sobre a “ amebíase”, responda:

a) Qual é o agente patogênico, que prejuízos traz ao hospedeiro e quais são os sintomas da infestação ?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
b) Quais são as medidas profiláticas contra a infestação ? __________________________________________________
______________________________________________________________________________________________

12) Qual é o agente patogênico da “ úlcera de Bauru” , que prejuízos traz ao hospedeiro e qual o agente transmissor ?
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________

13) Sobre a “ doença de Chagas” , responda:

a) Qual é o agente patogênico e que prejuízos traz ao hospedeiro ? __________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
b) Qual é o agente transmissor e que medidas profiláticas devem ser adotadas contra a infestação ? _________________
______________________________________________________________________________________________

14) Qual é o agente patogênico da “ doença do sono” , que prejuízos traz ao hospedeiro e qual é o agente transmissor ? ___
________________________________________________________________________________________________

15) Sobre a “ malária” do tipo “ terçã benigna” , responda:

a) Qual é o agente patogênico e que prejuízos traz ao hospedeiro ? ___________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
b) Como se dá o tratamento de uma pessoa com malária ? ___________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
c) Qual é o agente transmissor e que medidas profiláticas devem ser adotadas contra a infestação ?

16) O Filo “ Protozoa” está subdividido em quatro classes: “ Sarcodina, Mastigophora, Sporozoa e Ciliophora”. A
característica considerada para tal classificação é:

a) O modo de reprodução
b) A presença ou ausência de carioteca
c) A composição química do pigmento fotossintetizante
d) A estrutura de locomoção
e) A composição química do citoplasma

17) Durante uma aula prática foi observado um protozoário que continha um macro e um micronúcleo. Qual das organelas
abaixo será responsável pela locomoção desse mesmo organismo ?

a) Flagelo b) Cílio c) Mionema

d) Pseudópode e) Nenhuma dessas, pois o protozoário em questão não se locomove

18) Do Filo Protozoa a classe que consiste inteiramente em espécies parasitas é a dos:

a) Esporozoários b) Ciliados c) Flagelados

d) Pseudópodes e) NDA
19) Assinale a opção em que todas as doenças são causadas por protozoários :

a) Malária – doença de Chagas – leishmaniose – amebíase
b) malária – doença de Chagas – peste bubônica – amebíase
c) Malária – febre amarela – doença de Chagas – amebíase
d) Peste bubônica – doença de Chagas - febre amarela – amebíase
e) Todas as alternativas estão corretas
20) O “ barbeiro” é o transmissor de um parasita que causa uma doença no homem. Assinale a alternativa que indica
respectivamente o parasita e a doença:

a) Tripanossoma – doença de Chagas
b) Leishmania – úlcera de Bauru
c) Tripanossomo – doença do sono
d) Bactéria – furúnculo
e) Ameba – disenteria
21) A prevenção da malária e da doença de Chagas envolve, respectivamente:

a) Destruir mosquitos e cães vadios
b) Evitar banhar-se em lagoas e eliminar mosquitos
c) Destruir mosquitos e barbeiros
d) Não comer carne de porco malcozida e não habitar em casas de barro
e) Não comer verduras e frutas mal lavadas


22) Considere as seguintes afirmações referentes aos protozoários:

I – Considerando-se o nível de organização dos protozoários , pode-se afirmar corretamente que são seres acelulares como
os vírus.
II – Pode-se afirmar corretamente que os protozoários só se reproduzem assexuadamente

III – O protozoário causador da malária no homem é o parasita plasmódio

a) Apenas II está correta
b) Apenas III está correta
c) Apenas I e II estão corretas
d) Apenas II e III estão corretas
e) Todas estão corretas

23) Os picos de febre que ocorrem na malária são devidos:

a) À invasão do fígado pelo plasmódio
b) Ao aumento do baço, que passa a produzir mais glóbulos brancos
c) À migração de protozoários para zonas cerebrais que controlam a temperatura
d) À liberação de substância tóxicas por ruptura de glóbulos vermelhos
e) Todas as alternativas estão corretas.

24) Em relação ao orgânulo denominado “ vacúolo contrátil ou pulsátil” presente nos protozoários de água doce, mas não
nos marinhos, pergunta-se:

a) Qual a sua função ? _______________________________________________________________________________
b) O que se pode esperar como resposta do vacúolo contrátil, se colocarmos o protozoário de água doce em uma solução
de mesma tonicidade do seu protoplasma ? _____________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________

25) O que os diferentes protistas - “ algas e protozoários” - têm em comum que justifique incluí-los no mesmo Reino ?


26) Na maioria dos grupos dos protistas estudados encontramos, ao lado de processos sexuais, formas assexuadas de
reprodução. Se há formas assexuadas muito eficientes na perpetuação das espécies, por que ocorrem processos sexuais
nos ciclos reprodutivos de muitos protistas ?


27) Quais são as semelhanças entre algas e vegetais ? Quais as diferenças entre esses organismos que justificam classificá-los
separadamente ?


28) O que significa dizer que as algas são protistas autótrofos ?


29) Que critérios permitem classificar o grupo das algas em seis classes ?


30) Relacione as características das “ clorofíceas” com relação a:

a) Organização corporal: ___________________________________________________________________________
b) Pigmentos presentes no plasto: ____________________________________________________________________
c) Substância de reserva: ___________________________________________________________________________
d) Constituição da parede celular: _____________________________________________________________________



31) Relacione as características das “ feofíceas” em relação a:

a) Organização corporal: _______________________________________________________________________________
b) Pigmentos presentes no plasto: ________________________________________________________________________
c) Substância de reserva: _______________________________________________________________________________
d) Constituição da parede celular: ________________________________________________________________________

32) Relacione as características das “ rodofíceas” em relação a:

a) Organização corporal: _______________________________________________________________________________
b) Pigmentos presentes no plasto: ________________________________________________________________________
c) Substância de reserva: _______________________________________________________________________________
d) Constituição da parede celular: ________________________________________________________________________


33) Relacione as características das “ euglenofíceas” em relação a:

a) Organização corporal : ______________________________________________________________________________
b) Pigmentos presentes no plasto ________________________________________________________________________
c) Substância de reserva _______________________________________________________________________________
d) Constituição da parede celular ________________________________________________________________________

34) Relacione as características das “ crisofíceas” em relação a:

a) Organização corporal : _____________________________________________________________________________
b) Pigmentos presentes no plasto : ______________________________________________________________________
c) Substância de reserva : _____________________________________________________________________________
d) Constituição da parede celular : _____________________________________________________________________

35) Relacione as características das “ pirrofíceas” em relação a:

a) Organização corporal : ____________________________________________________________________________
b) Pigmentos presentes no plasto : _____________________________________________________________________
c) Substância de reserva : ____________________________________________________________________________
d) Constituição da parede celular : _____________________________________________________________________

36) Explique por que a nutrição dos euglenóides dificulta a sua classificação


37) Explique resumidamente os seguintes processos de reprodução assexuada em algas:

a) Divisão binária : __________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

b) Fragmentação: ____________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

c) Zoosporia : ________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________


38) Como se dá a conjugação em algas filamentosas como a “ Spirogyra” ?





39) Caracterize o processo de reprodução por “ metagênese” ou “ alternância de gerações”


40) Analise a importância das algas como produtoras de alimento nas cadeias alimentares aquáticas


41) Qual é a possível relação entre as “ algas planctônicas” e o clima global da Terra ?


42) Não é representante do Reino Protista:

a) Cianofícea b) Clorofícea c) Crisofícea

d) Euglenofícea e) Rodofícea


43) Qual a principal diferença entre o Reino Protista e o Reino Monera ?


44) Qual a principal diferença entre o grupo dos protozoários e o das algas ?


45) Qual a importância da formação de cistos para os protozoários ?


46) Que estruturas do “ Paramécio” funcionam como órgãos digestivos ?


47) Qual a principal característica dos esporozoários ? Dê dois exemplos de esporozoários


48) Analise as doenças abaixo relacionadas tendo em vista o meio de transmissão, a prevenção e o agente patogênico:

a) Doença de Chagas: ______________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
b) Malária: ________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
c) Amebíase: ________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

49) Quais dos protozoários a seguir podem ser encontrados contaminando o sangue humano ?

a) Esporozoários e flagelados
b) Esporozoários e rizópodes, principalmente
c) Flagelados e ciliados
d) Rizópodes e flagelados
e) Nenhuma das alternativas anteriores

50) No Reino Protista, o principal representante das Euglenophytas é a Euglena, organismo microscópio encontrado
principalmente na água doce. Nesses organismos:

a) A reprodução se faz por divisão binária transversal
b) O estigma é o corpúsculo que orienta a euglena em direção à fonte luminosa
c) A locomoção se deve à presença de numerosos cílios que recobrem a célula
d) As contrações celulares são devidas ao vacúolo contrátil
e) A membrana ondulante funciona como órgão auxiliar na locomoção
51) Os jornais noticiaram que a população de Ribeirão Preto corria sérios riscos devido à fuga de barbeiros que estavam sendo
utilizados em pesquisas. O risco se deve ao fato de que os barbeiros são:

a) Vetores da doença de Chagas
b) Insetos peçonhentos
c) Transmissores da febre amarela
d) Vetores da encefalite
e) Danosos à agricultura

52) O paramécio tem núcleo de dois tipos: “ micronúcleo e macronúcleo”. Na conjugação:

a) O macronúcleo degenera e o micronúcleo sofre divisão mitótica
b) O macronúcleo degenera e o micronúcleo sofre divisão meiótica
c) O macronúcleo sofre divisão mitótica e o micronúcleo degenera
d) O macronúcleo sofre divisão meiótica e o micronúcleo degenera
e) O macronúcleo sofre divisão mitótica e o micronúcleo, divisão meiótica

FRASE

"QUEM ENSINA APRENDE
E QUEM APRENDE
ENSINA AO APRENDER"

Paulo Freire.

"Ser vencedor é nunca desistir de lutar, mesmo quando se está sempre perdendo".
Paulo R. A. de Oliveira